Inovação em Marketing Social, curso inédito trata de como promover o comportamento sustentável.


Todas as organizações (públicas ou privadas) enfrentam riscos para o sucesso em longo prazo se não conseguirem compreender plenamente mudanças comportamentais na população: o consumo e desperdício, a escassez de recursos, a disponibilidade de água, prevenção de doenças e a segurança energética.
Parece complicado, mas, quando se olha para frente, há muitas oportunidades, se temos vontade e habilidade para criar um futuro econômico e socioambiental desejado.
Mas, trazer o futuro desejado para a vida requer transformação –  principalmente mudança comportamental com foco na sustentabilidade – seja no público interno ou externo (consumidores, funcionários e fornecedores)
Como as pessoas se comportam em relação a água, segurança energética e saúde pública não é mais, há muito tempo, apenas uma preocupação de governos e ONGs
Uma pesquisa realizada recentemente na Inglaterra constatou que:
  • 8 em cada 10 executivos veem principalmente a mudança de comportamento com foco em sustentabilidade entre os funcionários, clientes e fornecedores, como uma oportunidade para a sua organização.
  • 75% das organizações já realizam ou planejam desenvolver programas de mudança de comportamento entre os clientes e funcionários. (Fonte: Relatório Motivar Milhões 2013)

O Marketing Social, pode ser a principal ferramenta para mudar pessoas para um comportamento sustentável.
Marketing Social diz respeito ao uso de técnicas de marketing para melhorar o bem-estar individual ou social, por exemplo, promover uma alimentação melhorada, estilos de vida mais saudáveis, segurança rodoviária e responsabilidade ambiental. Este curso pioneiro no Brasil, pela FIA, tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão da aplicação de conceitos e técnicas de marketing para a promoção de mudanças de comportamento para o benefício dos indivíduos e da sociedade. Em tempos de sustentabilidade cada vez mais, precisamos encorajar, ou “persuadir” as pessoas a aceitar um novo comportamentorejeitar um comportamento nocivo potencial ou abandonar um comportamento antigo como desperdiçar água, energia, jogar “bitucas” de cigarro e lixo nos espaços públicos ou levar uma vida sedentária.
 As ferramentas de Marketing Social geralmente são aplicadas em causas ou políticas públicas de saúde, disciplinas sociais e ambientais, trabalhando em várias configurações diferentes para provocar uma mudança de comportamento em larga escala. Curso dirigido a profissionais que atuam em marketing, comunicação, sustentabilidade, educação ambiental, meio ambiente, saúde pública, etc. (governo, iniciativa privada ou terceiro setor) Saiba mais em: http://www.fia.com.br/educacao/extensao/paginas/marketingsocial.aspx 

Comments

Popular posts from this blog

O Marketing Social e os canceres que o fumo produz

Marketing Social pega carona na cultura. Mudar comportamento sem mudar.

Como promover o comportamento sustentável? Está faltando Marketing Social.